A empatia é importante no mundo jurídico?
- Júlia Karoline
- 27 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Inicialmente, é de suma importância compreendermos o que é a empatia, sob uma perspectiva conceitual, é a habilidade de compreender o que o outro está pensando, livre de julgamentos e preceitos, a fim de analisar a situação em questão, sem colocar juízos ou valores próprios.
Em paralelo com a carreira jurídica, um profissional hábil para escutar e acolher os clientes possuem um destaque muito grande em sua atuação. Então, sim, é muito importante que os operadores do Direito possuam traços empáticos em seu ambiente de trabalho e com todos os seus representados.
Um primeiro aspecto do porque a empatia é importante, é a melhora nos traços de liderança e a comunicação efetiva com todos ao seu redor. Em uma representação, quando há verdadeiramente a empatia, os fatos e pedidos de seu cliente será exposta de maneira coerente, objetiva e clara, uma vez que, o operador do Direito obteve êxito em compreender a petição da parte.
Tendo os olhares voltados para o magistrado, além do saber jurídico, para que a decisão chegue a uma solução justa e compreensível para as partes, a aplicação da empatia é mais do que necessária.
Mas, Jú? E se eu não me considerar uma pessoa empática, tenho como desenvolver isso? SIIIM! Tente ouvir verdadeiramente o que as pessoas lhe dizem, busque atingir o autoconhecimento pleno, pois se você consegue se compreender, será mil vezes mais fácil compreender o próximo, demonstre interesse e alie sempre uma linguagem corporal, pois isso mostra sua ligação com o assunto abordado.
Fiquem ligados que vem muita coisa boa por aí!
Beijinhos da Jú :)

Comments